AVEIRO: ORDEM DOS ENFERMEIROS DIZ QUE HÁ "DOTAÇÕES INSEGURAS" NOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM.

A Ordem dos Enfermeiros diz que na Região Centro 75 por cento dos serviços e instituições de saúde têm dotações inseguras nos cuidados de enfermagem, profissionais insuficientes e outros défices de funcionamento.

Esta conclusão é extraída das Visitas de Acompanhamento do Exercício Profissional que a Secção Regional do Centro tem vindo a realizar em serviços de instituições públicas e privadas.

"Na generalidade não há instituições com dotações seguras. Claro que há exceções, e dentro de uma instituição poderão haver serviços e unidades que apresentam dotações seguras. É algo que está visível, que o Ministério sabe, mas é algo que continua a não ser primordial. Não se entende porquê, quando está em causa a população portuguesa e a sua saúde", afirma o Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro.

Segundo Hélder Lourenço, as próprias administrações e direções das instituições e serviços reconhecem essas lacunas e que, em última instância, as tentativas para as minimizar esbarram no bloqueio do Ministério das Finanças.

Dotações Seguras é o tema de uma conferência a decorrer no próximo dia 18 em Coimbra, e que terá como orador convidado o Bastonário da OE, Germano Couto. Enquadra-se num ciclo de conferências que a SRC realiza no Centro de Portugal até janeiro de 2015.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt