NOVO BISPO DE AVEIRO QUER AS FAMÍLIAS ABERTAS À VIDA E SOLIDARIEDADE COM OS MAIS POBRES.

O novo bispo de Aveiro quer as famílias abertas à vida, quer ajudar a criar espaços de fraternidade e apelou à solidariedade com os mais pobres. Na sua primeira intervenção como Bispo na Diocese de Aveiro estes foram os três eixos centrais. “Nos imensos desafios que se lhes deparam na realização da sua missão, um apelo a que não se fechem em si mesmas, mas que se abram à vida como um dom que vem de Deus”, disse o Bispo numa referência às famílias.

Quanto à ação solidária, D. António Moiteiro considera que é estruturante. “Somos chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos mais pobres porque a falta de solidariedade nas suas necessidades influi diretamente sobre a nossa relação com o pai bom que ouve o clamor dos seus filhos”.

Em entrevista recente à agência ECCLESIA, o Bispo assumia estar preparado para o desafio. “Neste momento e após dois anos como bispo auxiliar em Braga sinto que ter estado no seminário, dez anos como diretor espiritual, e também ter sido pároco de paróquias grandes e rurais pequenas deram-me uma visão bastante fiel da realidade das nossas dioceses o que ajuda de facto na missão e no exercício do ministério episcopal”.

O novo bispo da Diocese de Aveiro, para além da licenciatura em Teologia, de uma licenciatura em Ciências Religiosas e Catequética também fez um doutoramento em Teologia Pastoral.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt