A Câmara de Estarreja vai baixar a taxa de IMI e a comparticipação de IRS. A taxa de IMI baixará de 0,4% para 0,35%, em 2015, e representa uma quebra de 358 mil euros na receita. Quanto à comparticipação a arrecadar no IRS baixa de 5% para 3,5% representando uma receita de cerca de 200 mil euros.
Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, propôs na Reunião de Câmara desta quinta-feira uma redução fiscal para vigorar em 2015.
O autarca lembra que a redução “só é possível por via da boa e responsável gestão dos recursos financeiros do município”.
Num ano em que ficou a saber que terá de contribuir para o Fundo de Apoio Municipal e, dessa forma, aumenta os encargos, a autarquia consegue reduzir a carga fiscal. Diamantino Sabina lamenta que um “Município cumpridor” como Estarreja seja obrigado a contribuir para este fundo “destinado a ajudar a resolver graves problemas financeiros de autarquias que, não gerindo os seus recursos com responsabilidade e competência, caíram numa situação insustentável”. Diário de Aveiro |