O centro da cidade de Aveiro volta a animar-se, este fim de semana, com mais uma edição do “Artes no Canal”. O mercado de rua está instalado ao longo dos canais da cidade aliando o artesanato tradicional, urbano e decorativo, às artes plásticas, à música e à moda.
Nesta edição, a partir das 9h30, o Largo do Mercado Manuel Firmino recebe o workshop de fotografia com o fotógrafo Márcio Sousa, promovido pela Fashion In Aveiro. Meia hora mais tarde, às 10h00, na Praça Dr. Joaquim de Melo Freitas haverá um momento musical pela Oficina de Música de Aveiro. A música também se ouvirá entre as 10h00 e as 18h00, na Rua Direita, numa atividade dinamizada por Carlos Pinto.
No Largo do Mercado Manuel Firmino, a partir das 11horas decorrerá uma demonstração pela Academia de Ginástica Rítimica-Aveirogym, e às 11h30 uma aula aberta para crianças.
A edição de setembro do “Artes no Canal” contempla duas novas atividades. O Molifest e uma sessão fotográfica pela cidade e um desfile de moda ao início da noite, na Praça Melo Freitas, prometem animar o programa. Os espetáculos terão início às 14h30 com a iniciativa “Diga Qualquer coisa Simpática”, seguindo-se depois quatro concertos que irão decorrer em diferentes espaços da cidade. Cada espetáculo terá a duração de 30 minutos, têm entrada gratuita e decorrerão na Praça Melo Freitas, com a atuação de Gonçalo Pato, às 15h00; Funbk You Brass Band atuam às 15h45, na Rua Homem Cristo Filho; às 17h45 é a vez da atuação dos Alma Mate, no Largo do Mercado Manuel Firmino. A terminar este evento cultural, os DEUS ex Machine dão um concerto no Cais da Fonte Nova, às 17h45.
O “Artes no Canal” de setembro prolonga-se até à noite, com o desfile de moda que começa às 21h30, na Praça Melo Freitas. Trata-se de uma organização da Fashion In Aveiro que durante todo o dia vai marcar presença em diversos locais da cidade para sessões fotográficas que culminarão com o desfile.
O mercado de fusão “Artes no Canal” é organização da Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a Associação Comercial de Aveiro e a Associação de Artesãos de Aveiro ‘A Barrica’ e com entidades convidadas: Associação de artesãos de Nariz, Associação Geração Inédita, Mercado Coletivo de Aveiro. Diário de Aveiro |