De Florença para Ovar, as obras de arte de Alberto Gallingani que integram a sua mostra itinerante Histoire d’ A, foram confiadas ao Museu de Ovar até ao dia 11 de Outubro.
A inauguração da exposição teve lugar no dia 6 de setembro com a presença do artista italiano, que assumiu ser difícil, “traduzir o meu estado de ânimo neste momento” para expressar a simpatia e disponibilidade como foi recebido em Ovar".
Recebido em cerimónia oficial, dedicou alguns dias a visitas culturais no concelho de Ovar e na Região e participou numa conferência no sábado à noite.
Ao artista Alberto Gallingani que nasceu em Florença, Itália, onde vive e trabalha, foi proporcionada uma visita ao Mercado Municipal de Ovar (sábado) para conhecer a realidade socioeconómica das gentes de Ovar, tendo-se mostrado muito agradado pelo diálogo que manteve com as pessoas, nomeadamente os produtores e vendedores resultantes de uma agricultura de subsistência e familiar.
Alberto Gallingani em 1965 ganhou uma bolsa para jovens artistas oferecida pelas autoridades da cidade de Florença. Em 1969 redigiu o Primeiro Manifesto da Pintura da Nova Realidade e em 1978, com Gianni Becciani fundaram a “Arte em Oposição”.
Desde 1981 a sua atividade artística chegou muito além do limite nacional, ao marcar presença com exposições em museus e galerias privadas na Europa, América e Ásia, afirmando assim a sua internacional vocação internacional. Diário de Aveiro |