A terceira semana de Setembro deverá assinalar o arranque das obras de reabilitação do Mercado José Estevão. Esta obra na Praça do Peixe e na zona envolvente tem um investimento de 390 mil euros com cofinanciamento em cerca de 260 mil pelo Programa Operacional Pesca 2007/2013, no âmbito da ação Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro.
“Após um trabalho executado desde o início do presente ano 2014 no sentido de revalidar a candidatura, salvaguardando a existência de financiamento para a sua execução (essencial à sua execução), foi feita uma revisão profunda ao projeto visando a resolução de problemas estruturais e de infraestruturas, à adequação deste mercado tradicional às normas de higiene e conservação dos produtos de pesca, procurando em simultâneo torná-lo mais atrativo para os seus utilizadores, com uma qualificação do espaço envolvente que melhore as condições de fruição para os peões”, explica a autarquia a propósito da intervenção.
As alterações ao projeto vão custar 60 mil euros e visam a correção de problemas na cobertura, infiltrações, reposição de vidros partidos, medidas de salvaguarda da tipicidade do Mercado e de melhor enquadramento urbano.
Na envolvente há alterações com a demolição do edifício onde atualmente se localizam os sanitários públicos, o posto de transformação do fornecimento de energia da EDP (cuja mudança representará um investimento da CMA de cerca de 30 mil euros) e o quadro de ligação à estação elevatória da AdRA.
Já a partir desta terça-feira, os operadores do Mercado José Estevão são transferidos provisoriamente para o Mercado Manuel Firmino, local onde desenvolverão a sua atividade económica até à finalização da empreitada, que se espera concluída em dezembro 2014. Diário de Aveiro |