Aveiro
Concerto de encerramento
Realiza-se no próximo dia 21, sexta-feira, pelas 21h30, um concerto de Encerramento do Ano Lectivo 2001/2002, da Universidade de Aveiro, a realizar na Igreja da Misericórdia.
Este concerto, dirigido por António Vassalo Lourenço, será executado pelos Alunos das Classes de Canto, Flauta, Oboé e Trompete do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
1ª PARTE
G. F. Handel
Abertura de «O Messias»
Recitativo N.º 31 «He Was Cut Off» e
Ária N.º 32 «But Thou Didst Not Leave» (O Messias)
Catarina Braga
Soprano
(aluna do 3º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
W. A. Mozart
Ária N.º 3 «Tu Virginum Corona» (Exsultate, Jubilate K. 165)
Mariana Costa
Soprano
(aluna do 3º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
W. A. Mozart
Duetto «Sub Tuum Praesidium» K. 198
Mariana Costa
Soprano
Catarina Braga
Soprano
G. Pergolesi
Excertos de «Stabat Mater»
Duetto N.º 1 «Stabat Mater Dolorosa»
Ária N.º 2 «Cujus Animam Gementem»
Ária N.º 10 «Fac Ut Portem Christi Mortem»
Duetto N.º 12 «Quando Corpus Morietur»
Mariana Fidalgo
Soprano
Cristina Gonçalves
mezzo-soprano
(alunas do 5º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
2ª PARTE
J. S. Bach
Ária «Schlummert ein» (Cantata «Ich habe Genung» BWV 82)
Nuno Dias
baixo
(aluno do 2º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
J. S. Bach
Ária «Et Exsultavit» (Magnificat BWV 243)
Angela Alves
soprano
(aluna do 1º Ano do Mestrado em Música)
J. S. Bach
Ária «Quia Respexit» (Magnificat BWV 243)
Ana Rute Rei
Soprano
(aluna do 1º Ano do Mestrado em Música)
Fernanda Amorim
Oboé
(aluna do 3º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
J. S. Bach
Ária «Ich folge dir» (Paixão S.S. João BWV 245)
Angela Alves
soprano
José Alberto Marques
Flauta
(aluno do 4º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
Vera Dias
flauta
(aluna do 1º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
J. S. Bach
Ária «Blute Nur» (Paixão S.S. Mateus BWV 244)
Ana Rute Rei
Soprano
José Alberto
Flauta
Vera Dias
Flauta
A. Vivaldi
Concerto para Dois Trompetes e Orquestra de Cordas
Luis Calhanas
Trompete
Ernâni Petiz
Trompete
(alunos do 5º Ano da Lienciatura em Ensino de Música)
Orquestra Filarmonia das Beiras
Álvaro Barriola, cravo
António Vassalo Lourenço, direcção
Biografias
ANTÓNIO VASSALO LOURENÇO
Director Artístico da Orquestra Filarmonia das Beiras desde 1999 e do Coro Regina Coeli desde 1983, é ainda responsável pelas classes de Coro e Direcção da Universidade de Aveiro desde 1997 e Maestro Adjunto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa desde 1995.
Em 1996 concluiu o mestrado em Direcção de Coro e Orquestra pela Universidade de Cincinnati (EUA), onde também foi Assistente, estando actualmente em fase de conclusão do Doutoramento em Direcção de Orquestra. Nesta universidade estudou orquestração com Samuel Adler, Direcção de Coro com Elmar Thomas, Earl Rivers e John Leman e Direcção de Orquestra com o Maestro e Compositor Gerhard Samuel e ainda com Christopher Zimmerman, de quem foi Assistente de Direcção.
A sua formação e actividade musicais iniciaram-se aos 8 anos na Fundação Calouste Gulbenkian onde estudou violino e fez parte do Coro Infantil, tendo em 1990 concluido o Curso Superior de Canto no Conservatório Nacional de Lisboa na classe da professora Filomena Amaro.
Cantou em diversos grupos profissionais entre os quais o Coro Gulbenkian, entre 1982 e 1993, e dirigiu diversos coros em Portugal. A sua carreira como Maestro iniciou-se no Coro Regina Coeli tendo com este grupo obtido prémios em concursos internacionais.
Frequentou cursos de Direcção Coral em Portugal, Espanha, França, Bélgica, onde trabalhou com Manuel Cabero, Josep Prats (Barcelona), Erwin List (Strasbourg), Hélène Guy (Lyon), Edgar Saramago, Fernando Eldoro (Lisboa), Paul Brandevick (Boston), Johan Duijck (Gent) e Laszlo Héltay (Londres).
Realizou também estudos de Direcção de Orquestra, desde 1990, em Portugal, Espanha e França com Octave Calleya (Roménia), Jeno Rehah (Hungria), Ernst Schelle (Alemanha) e Jean-Sébastien Béreau (Paris). Foi aluno da classe de Direcção da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a orientação de Jean-Marc Burfin.
Foi Maestro Adjunto da Orquestra da Juventude Musical Portuguesa e Assistente de Direcção da Concert Orchestra de Cincinnati, tendo já dirigido, como maestro convidado, diversas orquestras e coros em Portugal e nos Estados Unidos da América.
Desde 1987 tem participado, como monitor, em diversos Cursos de Direcção Coral e tem sido Director Musical de peças teatrais.
FILARMONIA DAS BEIRAS
A Associação Musical das Beiras tem vindo através do seu organismo artístico, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a promover e divulgar a cultura musical nesta região que inclui os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu. Como demonstração clara do sucesso da nossa missão, contabilizamos desde Dezembro de 1997 a realização de mais de 130 concertos, tendo a Orquestra Filarmonia das Beiras neste período estado presente em mais de 50 Municípios.
A consolidação da imagem institucional no espaço público regional da Orquestra Filarmonia das Beiras fez com que seja encarada pelos agentes culturais, políticos, económicos e sociais, como um valioso e singular instrumento de descentralização cultural do qual a comunidade não pode prescindir.
Nestas duas temporadas a orquestra percorreu já mais de 20.000 Km, realizando 76 diferentes programas, tendo trabalhado com 22 Maestros e 35 Solistas.
Maestros jovens como Cesário Costa, César Viana, Osvaldo Ferreira, Vasco Pearce de Azevedo, entre outros, ou Maestros como Fernando Eldoro, Max Rabinovitsj, Mário Mateus, Tido Dejan, Julius Michalski, António Saiote, são alguns dos mais conceituados directores musicais portugueses e estrangeiros que têm colaborado regularmente com a Filarmonia das Beiras.
No plano dos concertos para instrumento, a política da orquestra tem sido também a de conceder oportunidade a talentos emergentes como a pianista Shao Ling, o violinista Rómulo Assis, a flautista Vera Morais, o clarinetista Luís Carvalho, e a de convidar instrumentistas de reconhecida qualidade internacional como o flautista Patrick Gallois, o pianista Valery Sarodubrovsky, o violinista Valentin Stefanov ou a pianista France Clidat.
O reconhecimento da qualidade do desempenho da Orquestra Filarmonia das Beiras tem um alcance nacional, atestado pelo convite de Sua Excelência o Presidente da República para as comemorações do Dia de Portugal e comprovado com convites para os mais prestigiados festivais de música, como, entre outros, o Festival de Música do Algarve, o Festival de Música da Póvoa de Varzim ou o Festival de Música de Leiria. Mas a amplitude da orquestra já transpôs as fronteiras do país com a sua participação no Festival de Guyenne, em França.
Coube ainda à Orquestra Filarmonia das Beiras a honra de fazer quatro estreias absolutas das obras: “A Ver o Mar” de Eurico Carrapatoso; “Simple Air and Simple Jiggs” de Sérgio Azevedo; “Concerto para flauta e orquestra de cordas nº2” de M. Landowski; “Crepúsculo” de Santos Pinto (1ª audição moderna) e “Intimate Drama” de Gerhard Samuel.
Numa dinâmica de vanguarda a Orquestra Filarmonia das Beiras prepara-se para ser a primeira a estar integrada nas novas tecnologias da comunicação, mediante a edição de um CD-ROM que deverá estar disponível em Setembro. A orquestra também já disponibiliza, em parceria, ao seu público uma “homepage” na “Web” no endereço www.noticiasdeaveiro.pt/filarmonia.htm.
(19 Jun / 8:43)
Diário de Aveiro |
|
|
|