Joana schenker venceu a 10ª edição do Miss Sumol Cup 2014. Ao fim de quatro finais, a luso-germânica nascida no Algarve, logrou o primeiro lugar do pódio, depois de já ter conseguido dois quartos e um terceiro lugares em anteriores edições. Na final, em que estiveram ainda a marroquina Fatima Zahara (duas participações, duas finais, um terceiro e um quarto postos) e a portuguesa Marta Leitão, que se estreou em finais Miss Sumol Cup.
Joana Schenker estava determinada em agarrar o muito desejado título, como referiu antes da competição, e entrou a arrasar, conseguindo logo nas duas primeiras ondas as notas que lhe dariam o triunfo (6.33 e 5.50) com um score de 11.83 pontos.
“Estou muito feliz pois este é o melhor campeonato da Europa e até do Mundo, pois é feito para nós, e esta vitória era um objetivo que eu tinha. As ondas estavam boas, mas o pico estava sempre a variar, mas com a ajuda do Chico (treinador) a partir do pontão, conseguiu encontrá-lo mais facilmente. Parte deste triunfo também é dele. Finalmente conseguiu e estou muito contente”, disse a atleta.
Em dois dias de competição foram surfadas 177 ondas, tendo Catarina Sousa alcançado o prémio para a Melhor Onda, com um 8.75 pontos, obtido na meia-final, em que juntou ainda a segunda melhor nota da prova (8.00), que lhe rendeu ainda o melhor score de toda a competição, um bombástico 16.75 pontos, na segunda meia-final da manhã.
Como habitualmente, ou não fosse a Miss Sumol Cup uma prova exclusivamente feminina, a distinção de Miss Simpatia foi atribuída a Ana Adão, que desportivamente caiu nas meias-finais, terminando em 7º.
Esta segunda arranca o campeonato nacional de Surf. Teresa Bonvalot, de apenas 14 anos, poderá sagrar-se campeã e nem precisa de ganhar. Diário de Aveiro |