AVEIRO: “QUANDO SE DIZ QUE NÃO HÁ FESTA COMO ESTA, NÃO SE TRATA DE UMA FRASE FEITA” - PCP.

O PCP de Aveiro diz que a mobilização para a Festa do Avante cresceu, com mais voluntários e mais interessados em viajar até à Quinta da Atalaia nos dias 5,6 e 7 de Setembro.

A celebrar a 38ª edição da Festa e com os 40 anos do 25 de Abril, o PCP nota a valorização das mensagens políticas.

“Quando se diz que não há festa como esta, não se trata de uma frase feita, pois o programa da Festa reflete precisamente isso. Com espetáculos musicais a ocorrer em simultâneo em mais de 5 palcos ao mesmo tempo – não contabilizando eventos de cada organização regional ou sectorial – pela Festa do Avante 2014 passarão alguns dos mais importantes nomes do panorama nacional, bem como valores emergentes da música portuguesa e artistas internacionais que, com a sua qualidade, contribuirão para abrilhantar a Festa”.

Os dirigentes do PCP dizem que a festa tem mais do que música e garante uma oferta diversificada. “Da ciência ao cinema, do debate político ao teatro, dos livros ao desporto, da gastronomia à solidariedade internacionalista, a Festa é um mundo de eventos que, dos maiores aos mais pequenos, deslumbrará os seus visitantes”.

Em destaque estarão os comícios de abertura e de encerramento com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, que prometem “momentos de denúncia da política de direita”.

Tiago Vieira admite que a festa permite vários atrativos. “Por um lado a necessidade que as pessoas sentem de conviver, a reputação da festa e encontramos também o eco político que a festa tem e o reforço do PCP que ajuda a trazer mais gente à festa”.

O coordenador da DORAV admite que a Festa do Avante é também oportunidade para apresentar e debater alternativas políticas. “Se houvesse um compromisso mínimo do Presidente da República com a Constituição o Governo já teria saído há muito tempo. O tempo corre contra o povo porque ontem já era tarde para o Governo ter caído. Mantemos a luta mas acima de tudo importante é a alternativa”.

De Aveiro segue uma representação que pretende abordar as questões ligadas ao Serviço Nacional de Saúde numa altura em que os Centros Hospitalares do Baixo Vouga e do Entre Douro e Vouga surgem nas capas dos jornais devido a questões de funcionamento e carência de meios.

Óscar Oliveira garante uma representação de valores gastronómicos e etnográficos da Região de Aveiro. “Levamos o leitão, os vinhos, os ovos-moles e outros doces”.

A representação musical inclui a presença do Grupo de Danças e Cantares de Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis) e do Grupo Folclórico Lavadeiras do Vouga (Angeja, Albergaria) no Palco Arraial.

Destaque para a atuação dos Five Gallon Bottle (Ovar) no Palco Novos Valores, às 21h30 de domingo, espaço por onde passam talentos. A Organização de Aveiro realizará 5 excursões para a Festa do Avante, garantindo desde já mais uma que no ano passado.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt