GAFANHA DA NAZARÉ: “NA SUÍÇA AS PESSOAS TÊM PODER DE DECISÃO” - DANIEL VARETA.

Quatro anos na Suíça dão a Daniel Vareta uma dimensão sobre os processos de decisão que o jovem considera exemplo para muitos países como Portugal. A governação e o sistema democrático não dispensam consultas em referendo sempre que há temas fraturantes.

O jovem que fez uma viagem de bicicleta entre Lucerna e Gafanha da Nazaré, este verão, no âmbito de uma campanha solidária, diz que talvez fosse a forma de evitar alguns problemas em Portugal.

“Quase todas as semanas há um referendo na Suíça. Antes de vir houve dois: um sobre o salário mínimo nacional e outro sobre aquisição de aviões para o Ministério da Defesa. Não passaram as decisões propostas a debate. Se em Portugal Paulo Portas viesse pedir uma opinião sobre os submarinos se calhar a medida não teria passado. Na Suíça as pessoas têm poder sobre a decisão. Poder na política e na sociedade e as pessoas são ouvidas”.

Daniel Vareta em entrevista ao programa “Conversas” falou sobre a aventura solidária de fazer 2200 kms a pedais e abordou temas do trajeto escolar que começou na Escola de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos. Para ouvir às 19h.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt