Em Junho e Julho viveu entre o mar e o céu em pleno Oceano Pacífico. A Sul do Japão, a geóloga Clara Sena, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, concretizou o sonho de participar numa expedição internacional a bordo do icónico navio científico “JOIDES Resolution”.
Diário de Aveiro: Já tem mesmo os pés e o coração em terra ou continuam a navegar no Oceano Pacífico?
Clara Sena: Já me sinto bem em terra, apesar de, por vezes, me recordar das pausas que fazíamos na zona exterior do “JOIDES Resolution” e da sensação única de estar rodeada por mar e céu.
Como foi a experiência para a geóloga Clara Sena?
Foi como um sonho que se tornou realidade, embarcar num navio como o “JOIDES Resolution”, que já navega nos oceanos e mares mais longínquos desde 1985, sempre ao serviço da ciência, proporcionando condições únicas para perfurar e estudar as rochas do fundo do mar que nos permitem entender melhor a evolução do planeta Terra.
E para a Clara Sena?
Foi um trabalho muito intensivo, mas muito gratificante. Consolidei conhecimentos, ampliei horizontes e convivi com um grupo de cientistas e técnicos excepcional, quer a nível humano, quer a nível científico.
Diário de Aveiro |