Os deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro manifestaram junto do Ministério da Saúde “preocupação” pelo que dizem ser a “gravidade da carência de médicos especialistas e risco para os utentes no Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira”.
Os deputados Filipe Neto Brandão, Pedro Nuno Santos, Sérgio Sousa Pinto, Rosa Maria Albernaz e António Cardoso perguntaram ao Ministro da Saúde quais as medidas previstas para obviar as situações de risco hoje vividas no Hospital de S. Sebastião.
É a reação às notícias que dão conta de um cenário de falta de meios no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, nomeadamente no Hospital de S. Sebastião (Santa Maria da Feira), onde a falta de cerca de 40 médicos estará, sobretudo nos serviços mais críticos tais como a urgência e as unidades de cuidados intensivos e intermédios, e segundo a opinião de clínicos ali citados, “a colocar em risco a segurança dos doentes”.
“A dar como verdadeiras essas notícias, a situação será aí de tal modo grave que só a colocação de internos em turnos de Urgência terá permitido que os doentes possam ser assistidos. Sucede, porém, que essa colocação (de internos) estará a ser feita sem qualquer supervisão de especialistas da sua área, o que, como é consabido, consubstancia uma clara violação dos regulamentos de internamento médico”, alerta o PS. Diário de Aveiro |