ESTUDAR EM QUALQUER ALTURA DA VIDA |
---|
| |
Vila Verde
. Alípio Sol cursa direito
Estudar em qualquer altura da vida
Alípio Sol, ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, é um exemplo vivo de que não há um tempo certo para estudar. Em qualquer altura da vida, se pode tirar um curso e aprender novas coisas.
O seu curriculum é deveras invejável: funcionário público (Direcção Geral de Contribuições e Impostos), perito tributário de 1ª classe (aposentado), natural e residente em Vila Verde.
Depois de aposentado resolveu dar um novo alento à sua vida e para além de ocupar posições de relevo na sociedade oliveirense, ingressou nos estudos, tendo concluído em 30 de Setembro de 1999 e no ano lectivo 1999/2000, o ensino recorrente, sistema de ensino por unidades capitalizáveis, secundário - 12º ano, com média de 15 valores, na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, iniciado no ano lectivo de 1996/97, pois antes apenas possuía o antigo 2º ano liceal (quinto ano).
Entretanto, a sua vontade de estudar e de aprender levou-o a passar no exame “Ad. Hoc”, feito na Universidade Aberta, onde se licenciou em História no ano lectivo 2000 – 2001.
Não satisfeito, e porque o saber não ocupa lugar, matriculou-se em Janeiro de 2002 na Universidade Internacional da Figueira da Foz, onde frequenta o primeiro ano de direito. Este é assim um bom exemplo para quem tem ainda a mentalidade de que estudar é só para os mais novos.
Recorde-se que Alípio Sol foi presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (1977 a 1989), vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (1990 a 1993), membro da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (1994 a 1997), membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios (1983 a 1985), membro do conselho director da Associação Nacional de Municipios, (1986 a 1989), e sócio fundador da ex-Associação Nacional de Autarcas Social Democratas (ANASD). Actualmente, é director da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Bairro, da qual foi sócio fundador; presidente da mesa da Assembleia Geral da Emissora Voz da Bairrada (EVB), e tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.
(11 Jun / 15:28)
Diário de Aveiro |
|
|
|