Águeda
Orfeão de Águeda comemora 86 anos
O Orfeão de Águeda vai comemorar o seu 86º Aniversário no próximo dia 15 de Junho (Sábado), com um Concerto de Gala a realizar no Cine-Teatro S. Pedro, pelas 21,30 H. Contará com a presença para além do Orfeão aniversariante, do Coro da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (Almada), do Coral Polifónica “Follas Novas” de A Coruña (Espanha) e da Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sôr, tendo o alto patrocínio da Câmara Municipal de Águeda e do INATEL de Aveiro.
O Coro da Academia Almadense, fundado em 1986, é composto actualmente por 40 elementos, e já actuou em inúmeros concertos realizados no país, a convite de Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e Colectividades congéneres, no Casino da Figueira de Foz, Coliseu dos Recreios, entre outros espaços. De notar que faz parte deste Coral um Aguedense, o Eng. Hernãni Marinheiro, radicado em Almada há muitos anos. É dirigido, desde 1998, pelo Maestro José Manuel Balegas Gonçalves, membro do Coro Gregoriano de Lisboa, encontrando-se actualmente a frequentar a licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.
Este concerto terá também a presença do Coral Polifónica “Follas Novas” de A Coruña (Espanha). Fundado em 1944, centra toda a sua actividade no campo da polifonia, hispânica e estrangeira, assim como no da música religiosa, madrigalista e cénica.
No seu brilhante historial, destacam-se os prémios do Festival Folclorico Internacional de Braga (Portugal) no ano de 1956; Certame Rexional de Masas Corais de Lugo, ano 1959; XIX e XX Certames Nacionais de Habaneras e Polifonia de Torrevieja, anos 1974 e 1975; Certame Rexional do Bimilenario de Lugo, ano 1976, e Concursos de Panxoliñas Cidade da Coruña, anos 1992 e 1994.
Interpretou já obras como “Carmina Burana” de Carl Orff e “Tupac Amaru” de Enzo Gieco e Raúl Maldonado,
É composto por 60 vozes mistas, tendo como director artístico, desde 1998, o Maestro D. Julio Cabo Messeguer, professor de flauta transversal no Conservatório Superior Estatal de Música de A Coruña, e director da Banda Sinfónica do mesmo Conservatório.
Na segunda e última parte deste Concerto de Gala, vamos ter o privilégio de ouvir pela primeira vez em Águeda, a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sôr, fundada em 1942, e composta actualmente por 20 elementos.
Além das centenas de actuações pelo país e estrangeiro, destaca-se a deslocação a Toronto (Canadá) em Junho de 1997, onde a Orquestra participou na Metro Toronto International Caravan, onde conquistou o 1º lugar entre 32 representações de vários países.
(11 Jun / 10:00)
Diário de Aveiro |
|
|
|