A mostra “Artes no Canal” regressa no sábado ao centro da cidade de Aveiro. O programa de animação do espaço urbano tem previstas diversas atividades culturais e recreativas, entre as 10h00 e as 19h00, na zona mais central da cidade de Aveiro, entre os canais urbanos da Ria, o Cais do Cojo, a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, o Largo do Mercado Manuel Firmino, a Rua Direita e a Rua Homem Cristo Filho.
Na edição de agosto destaque para o Workshop de danças tradicionais regionais e Atelier de construção de papagaios de papel, dinamizados pela Escola de Etnografia da Casa do Povo de Cacia. “Pretende-se, com recurso a referências do património imaterial da nossa região, como as danças de roda e os brinquedos construídos pelas crianças, avivar as memórias do mais vividos e dar a conhecer aos mais novos aspetos da cultura da sua região”.
À semelhança das edições anteriores, haverá uma arruada que começa na Praça Melo Freitas, às 10h00, desta feita a cargo do Grupo Folclórico de Esgueira, que percorre os vários espaços da cidade ocupados pelo “Artes no Canal”. No Largo do Mercado Manuel Firmino está prevista, às 11h00, uma demonstração de Judo do SPCBM e às 15h00 um momento musical pela Oficina de Música de Aveiro.
Ao longo do dia, a Praça Melo Freitas recebe ainda diversos momentos musicais por Carlos Pinto e um espetáculo de Estátuas ao Vivo. Às 15h00 e às 17h00 destaque para a atuação da Oficina de Música de Aveiro e do Grupo Cultural São Bernardo a Cantar, respetivamente.
Nos restantes espaços decorre, como habitualmente, o mercado de rua com as suas artes em fusão que já fazem parte da rotina da Cidade.
“Artes no Canal” regressam à rua no dia 13 de setembro com novas atividades, podendo destacar-se desde já mais uma edição do MOLIFEST que promete animar a cidade de Aveiro com diversos espetáculos musicais gratuitos. Diário de Aveiro |