Dezassete voluntários do Banco Local de Voluntariado de Albergaria-a-Velha estão a receber formação no âmbito do projeto “Gerações Solidárias” que visa promover encontros domiciliários com idosos que vivem numa situação de isolamento social.
Nesta ação, duas técnicas da autarquia - uma técnica de serviço social e uma gerontóloga – pretendem esclarecer os participantes sobre conteúdos do domínio do envelhecimento, bem como ajudar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências para o exercício do papel de voluntário junto da pessoa idosa.
Dividido em três módulos, o programa contempla variadas temáticas, tais como as componentes biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento, as demências, os problemas de sono, o processo de luto, a desnutrição no idoso, a sobrecarga do cuidador, os maus tratos, as respostas sociais para pessoas idosas e atividades lúdico-recreativas para fazer com idosos.
O projeto “Gerações Solidárias” é uma iniciativa da Câmara de Albergaria cujo objetivo é colmatar o isolamento social e a solidão da população idosa do Concelho, bem como promover o exercício da cidadania ativa e a partilha intergeracional.
Segundo nota da autarquia, “a Rede Social de Albergaria-a-Velha já sinalizou 60 idosos em situação de isolamento social e é nestes casos que os voluntários vão ter um papel fundamental”. Diário de Aveiro |