FESTIVAL DO BACALHAU TERÁ ACTIVIDADES
“TODO O DIA E TODOS OS DIAS”

Após seis edições de grande sucesso, a edição deste ano do Festival do Bacalhau – que decorrerá entre os próximos dias 13 e 17, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré – marcará, de acordo com a organização (partilhada pela Câmara Municipal de Ílhavo e pela Confraria Gastronómica do Bacalhau), o início de um “novo ciclo”.
“Um novo Festival do Bacalhau” é como o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, apelidou a edição deste ano, na conferência de imprensa decorrida, ontem, a bordo do Navio Museu Santo André. Este momento foi acompanhado de uma degustação de bacalhau e seus derivados, cuja confecção esteve a cargo do chef da Confraria do Bacalhau, Jorge Pinhão.
Embora mantendo a sua estrutura base, esta iniciativa apresentará, este ano, “profundas alterações” ao nível da programação e organização do espaço, com o objectivo de “reforçar a sua dimensão cultural, aumentar a sua notoriedade nacional e ibérica, conquistar novos públicos e aumentar o seu impacto na economia local”.
Fernando Caçoilo recorda que esta é uma aposta da autarquia ilhavense que conta já com longos anos e que tem vindo a evoluir de dimensão, realizando-se no Jardim Oudinot desde 2008.
Como exemplo de sucesso a seguir, o autarca refere o Festival “Ria Agosto” que, nos últimos dias, trouxe milhares de pessoas à Costa Nova. “Esta que foi a edição que maior afluência de público registou desde que o certame se realiza demonstra o que pretendemos fazer no município que tem o mar por tradição”, aponta o edil.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt