O projeto RiAgir termina em Agosto dois anos de atividade mas diz que está preparado para manter as principais iniciativas que resultam do Contrato Local de Desenvolvimento Social. Trata-se de um projeto que tem como entidade coordenadora a Cáritas Diocesana de Aveiro e como principais Entidades parceiras a Câmara Municipal de Aveiro e o Instituto da Segurança Social.
Carla Fernandes, da equipa organizadora, explica que a experiência foi mobilizadora para ajudar franjas da população em dificuldade. “Da vontade dos parceiros em agarrar com toda a força as respostas que foram impulsionadas pelo contrato local. O eixo de emprego e formação está assegurado pelo grupo de trabalho. Temos a colaboração do IEFP, escolas profissionais e outras instituições”.
O objetivo do projeto “Riagir” passa por “promover uma cultura empreendedora junto e com os vários atores, através de uma ação integrada e multidimensional, com vista à capacitação e autonomia de resposta e prevenção a processos de pobreza e exclusão social.” Atua nas áreas do emprego, formação e qualificação; Intervenção Parental e com as Famílias; Reação positiva com os adolescentes e jovens e no envolvimento da comunidade. Diário de Aveiro |