O presidente da Câmara de Ovar aproveitou a celebração do Feriado Municipal para fazer balanço a 9 meses de mandato e afirma que a marca distintiva está na proximidade aos cidadãos vareiros. “A reaproximação da gestão camarária aos munícipes do concelho de Ovar com uma absoluta disponibilidade e presença junto dos cidadãos, das instituições, dos empresários, dos autarcas; o enfoque das políticas camarárias no imaterial e na qualidade de vida dos munícipes”.
O autarca deu exemplos como a redução da taxa do IMI e a isenção da derrama; a conclusão do PDM (Plano Diretor Municipal); a oferta de manuais escolares para todos os alunos do 1º ciclo e um novo plano de transportes escolares; a implementação do Orçamento Participativo; o reforço do apoio às Juntas de Freguesia e ao movimento associativo; o plano estratégico de habitação social e um novo regulamento de ação social; as intervenções em toda a orla costeira do Município; a nova política cultural; a concretização de um parque fotovoltaico no território e as medidas de eficiência energética.
As comemorações ficaram marcadas pela homenagem a figuras do Município e pela assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação das coberturas dos 50 fogos do Conjunto Habitacional a Sul do Furadouro.
Este ano, as Medalhas de Mérito Municipal foram atribuídas ao Padre Aníbal Duarte Pereira (póstumo), Padre Fernando Dias da Costa Campos, Padre Manuel Dias da Silva, Glória de Sant’ Anna – Maria da Glória Fonseca de Santana Andrade Pais (póstumo), José de Castro Resende (póstumo), Manuel Pereira de Mendonça (póstumo), Zé Penicheiro (póstumo), Fábrica da Igreja Paroquial de Ovar – Jornal “João Semana”, Adelino Lopes de Almeida, Américo da Silva Oliveira, Maria Cecília Reis de Almeida Oliveira, João da Silva e Costa, Esmeralda Maria Faria da Silva Souto, João da Silva Natária, José de Oliveira Muge e à APADO (Associação Protetora dos Animais Domésticos de Ovar. Diário de Aveiro |