O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional incentiva os empresários da Região de Aveiro a aproveitarem o próximo quadro de fundos comunitários mas adverte para a importância de ser criterioso no investimento. Manuel Castro Almeida esteve reunido com empresários para fazer a apresentação do “Portugal 2020” e anunciou que o dossiê deverá ser encerrado em breve no acordo com a UE admitindo a ambição de iniciar a execução até final do ano.
“Vai haver mais dinheiro para a eficiência energética. Outra área de dinheiro abundante é o empreendedorismo. Penso nos vossos filhos que vos sucederão nas empresas. O crescimento vai depender mais da capacidade empreendedora dos nossos jovens do que da importação de investidores estrangeiros”.
Castro Almeida apontou áreas que merecem prioridade e salienta a capacitação de recursos humanos para além da transferência de conhecimento das universidades para as empresas.
“Vamos ter programa para o capital humano e isso tem a ver com a capacitação individual mas também nas altas qualificações. Demorou a negociar com a UE porque a UE queria cortar. Encontrámos uma solução que aumenta esse financiamento à inovação e ciência. A competitividade há-de vir da qualificação dos seus recursos. E da capacidade de transferir o conhecimento produzido nas universidades e transformá-lo em faturas. A transferência de tecnologia vai permitir aumentar a competitividade das empresas”. Diário de Aveiro |