PAÍS: ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS QUEREM FUNDOS COMUNITÁRIOS EM MARCHA ATÉ FINAL DO ANO.

Cem associações do Norte e Centro do País reclamam operacionalização urgente e abertura de candidaturas do novo QCA no 4.º trimestre de 2014.

A tomada de posição foi assumida pelo Conselho Empresarial do Centro, pela Associação Empresarial de Portugal e Associação Industrial do Minho que, em conjunto, deixaram a solicitação ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro de Almeida (na foto).

A reunião, marcada com carácter de urgência pelas três instituições, que representam cerca 100 associações empresariais, serviu para mostrar as suas preocupações no que diz respeito ao novo acordo de parceria do Programa Portugal 2020, relativamente às prioridades de financiamento para o período 2014-2020 e, sobretudo, à operacionalização e abertura das candidaturas ao novo QCA, “que é fundamental acontecer no 4.º trimestre deste ano”.

As 100 Associações do Norte e Centro do País consideram que “num momento decisivo para o País, em que os primeiros sinais de recuperação económica começam a aparecer, a aceleração da chegada dos fundos europeus à economia é decisivo para a melhoria da competitividade das empresas portuguesas”.

As associações demonstraram-se, no entanto, satisfeitas com o empenho do Governo e, em particular do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, no sentido de acelerar o acordo de parceria que, estando aprovado politicamente, vai ser formalmente assinado ainda em julho. “Embora haja ainda muito trabalho a desenvolver, esta é uma excelente notícia para o País e para a economia em particular”, salientam.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt