A Universidade de Aveiro e a Câmara de Aveiro assinaram esta terça-feira o protocolo que visa a criação do “Noroeste Global”, uma plataforma que visa criar novas dinâmicas empresariais a partir da colaboração de várias universidades, autarquias e agentes económicos.
A ideia lançada pela Fundação Gulbenkian foi estudada durante dois anos e ganha corpo com o acordo assinado pelos reitores das universidades de Aveiro, Porto e Minho e por autarcas das Câmaras de Aveiro, Braga, Guimarães e Porto.
O presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, funciona como patrono da ideia admitindo a importância do passo dado.
A criação de uma macrorregião que agrega as sub-regiões do Baixo-Vouga, Minho-Lima, Cávado, Ave, Grande Porto, Tâmega e Entre Douro e Vouga vai potenciar a candidatura a fundos comunitários.
Trata-se, segundo foi adiantado, de aproveitar o fluxo de conhecimento entre as universidades e as empresas, de modo a criar novos canais de produção e novas estruturas empresariais. Diário de Aveiro |