Os primeiros jovens “universitários” que participam na Academia de Verão da Universidade de Aveiro chegam este domingo. Perto de 400 jovens iniciam a experiência de viver numa Academia. Vão conhecer e fazer ciência em laboratórios que apenas veem nos filmes e vão poder decidir o seu futuro profissional. Será a nona edição e associada à Academia de Verão haverá uma ação solidária, este ano a favor da Cáritas Diocesana de Aveiro.
Este ano a Academia de Verão vai contar com 367 participantes com 188 envolvidos nas atividades da primeira semana (de 6 a 11 de julho) e 179 na segunda semana (de 13 a 18 de julho). São alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de várias zonas do país.
A maioria dos jovens chega do distrito de Aveiro (211), de Leiria (42), de Lisboa (23), de Viseu (21), de Coimbra (13) e de Santarém (13). Os restantes vêm dos distritos de Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Porto, Setúbal e Vila Real. Da Região Autónoma dos Açores, vêm quatro alunos.
São 60 os participantes que obtiveram bolsas cobrindo os custos de participação (atividades científicas, culturais, desportivas e de lazer, alimentação e alojamento), bolsas financiadas por entidades como a UA, Portugal Telecom, Plasfil e câmaras municipais (Alcanena, Alvaiázere, Oliveira de Frades, Vila do Porto e Vouzela). A Câmara Municipal de Vouzela financia, pela primeira vez, a participação de alguns jovens na Academia de Verão da UA.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apoia 22 estudantes do ensino secundário de escolas dos 11 municípios associados (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos).
Ao todo, estão disponíveis 11 programas na primeira semana (de 6 a 11 de julho) e 13 programas na segunda semana (de 13 a 18 de julho), que abarcam áreas como matemática, português, física, engenharia civil, ambiente, biologia, eletrónica e telecomunicações, engenharia mecânica, saúde, geociências, materiais, comunicação e química. Diário de Aveiro |