O país não pode perder a oportunidade de potenciar as exportações e o desenvolvimento das regiões norte e centro, através da criação de uma via ferroviária moderna, que ligue Aveiro a Vilar Formoso, com destino a Salamanca, voltaram a defender os autarcas, empresários e dirigentes empresariais ontem reunidos no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Em nome dos autarcas, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, veio dizer à imprensa – a reunião continuava ao final da tarde – que “a task force” liderada pelas associações empresariais do norte e do centro espera que, no que diz respeito às infra-estruturas a alavancar pelo “Portugal 2020”, o próximo quadro comunitário de apoio, o governo “não faça uma opção minimalista”.
Considerou que “será possível viabilizar uma solução” que passa pela construção do troço Aveiro-Mangualde, complementado pela modernização da Linha da Beira Alta.
Esta obra estratégica implica também garantir as ligações de quatro portos – Aveiro, Figueira da Foz, Leixões e Viana do Castelo – a essa futura linha Aveiro-Vilar Formoso.
Diário de Aveiro |