João Casal está feliz pela forma com a volta solidária ao país está a decorrer e, ontem, no final da etapa que terminou na Gafanha da Nazaré salientou a importância de mobilizar meios para ajudar instituições locais. Os Bombeiros de Ílhavo foram eleitos como entidade a apoiar pelas receitas angariadas.
O atleta que começou uma volta a Portugal, na sexta-feira em Matosinhos, assume que se sente feliz pelo impacto social. “A motivação é tentar ajudar o máximo possível as instituições que ajudam os outros. É o caso dos bombeiros. Muitas vezes as pessoas não dão o devido valor”.
João Casal numa volta de 53 dias de corrida num total de 2600 kms. Durante um ano preparou-se e, agora, dá cumprimento ao projeto transformando a corrida num momento solidário.
Em Ílhavo, a associação Cultural e Desportiva “Os Ílhavos” foi o ponto de apoio. Carlos Ferreira, presidente da direção, explica que as verbas ou os bens angariados serão dirigidos aos Bombeiros. Mostrou-se feliz pela forma como o atleta foi recebido.
“Sinto-me orgulhoso pelo facto da associação ajudar uma causa destas. Quando foi proposta a situação decidimos que a ajuda deveria ser para o arranque do quartel dos bombeiros. Angariámos dinheiro no grande prémio em Janeiro e agora mais receitas”.
O dirigente confessa surpresa pela forma como o atleta se apresentou na chegada à Gafanha da Nazaré. “Pensava que ele aparecesse com mais dificuldades mas não. Está em forma. Desejo-lhe muitas felicidades. Acho que cumprimos a nossa obrigação. Estamos aqui para isso. Pelo desporto, cultura e pelas pessoas que nos batem à porta”.
O atleta João Casal, Campeão nacional de orientação, saiu na sexta-feira de Matosinhos. Durante quase dois meses vai “correr” o país. Diário de Aveiro |