O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, considera essencial que autarquias, entidades ligadas ao património e à natureza e empresários sejam ouvidos no sentido de ser criada “uma visão alargada” sobre o que é necessário para potenciar o turismo interno, permitindo, assim, aproveitar da melhor forma as verbas do próximo quadro de apoios.
Na sessão de abertura do 1.º Fórum de Turismo Interno, realizado ontem, em Viseu, o governante destacou a importância do mercado interno para o sector, explicando que o seu valor é superior ao melhor mercado externo.
De acordo com Adolfo Mesquita Nunes, os portugueses representam 67% das dormidas no Centro e quase metade das dormidas no Norte do país.
Elogiou, ainda, a realização do fórum por ajudar a “parar e reflectir” sobre a melhor forma de aproveitar o excelente desempenho do sector turístico que tem registado na economia nacional.
Criar confiança
nos operadores
O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, sublinhou que o Fórum tem como objectivos encontrar ferramentas para galvanizar e potenciar o turismo interno, promovendo, assim, a sustentabilidade do sector. Sobretudo, queremos criar um sentimento de confiança junto dos operadores portugueses, “porque são o sustentáculo da actividade turística no país”.
Diário de Aveiro |