Neste dia de aniversário recordamos, com muita saudade, o meu Pai, Adriano Lucas (Adriano Mário da Cunha Lucas, 1925-2011), que fundou o jornal e que muito se empenhou para que Aveiro passasse a ter, pela primeira vez, um diário próprio que todos os dias informasse e desse voz às suas gentes e contribuísse para a valorização e desenvolvimento da Cidade e da Região. Também fundou o Diário de Leiria e o Diário de Viseu e liderou durante 60 anos o Diário de Coimbra, jornais que, em associação, proporcionam aos leitores da Região das Beiras informação diária, séria e independente.
Aqui lhe deixamos o nosso profundo agradecimento, bem como a todos os profissionais e colaboradores, do jornal e da gráfica FIG, onde é impresso, que ao longo dos anos têm dado o seu contributo ao Diário de Aveiro com o maior empenho e dedicação.
Importa também, neste dia, reafirmarmos os princípios que nos orientam e que constam do nosso Estatuto Editorial. O Diário de Aveiro assume-se, desde a sua fundação, como um jornal informativo, republicano e liberal, ao serviço de Aveiro e das Beiras, defensor de causas que interessam às suas gentes, da Liberdade de Imprensa, da livre iniciativa privada, da economia de mercado e da sã concorrência, do combate aos monopólios, à burocracia e ao centralismo do Estado, da defesa da regionalização bem como da plena integração e unificação europeia, numa Europa federada, numa Europa das Regiões e dos Cidadãos.
Continuaremos na mesma linha, ao serviço dos nossos leitores, assinantes e anunciantes, que são a nossa única razão de ser, a quem agradecemos a preferência e o apoio que nos têm dado.
A todos o nosso Bem Haja.
Adriano Callé Lucas
Diário de Aveiro |