O grupo Portucel Soporcel assinou um contrato de investimento com o Governo no valor de 56,3 milhões de euros a realizar no Complexo Industrial de Cacia, que permitirá ao Grupo aumentar em 30 milhões de euros as exportações anuais para 118 países dos cinco continentes. Exportações que atingiram em 2013 o valor de 1.215 milhões de euros (cerca de 3% das exportações nacionais).
O vice Primeiro-Ministro elogia a vocação exportadora e diz que a economia está a mudar. "Vamos exportar mais, vamos ter melhor emprego indireto na região, mais controlo ambiental nas emissões, o que é relevante aqui em Cacia, e mais inovação nos processos produtivos, o que significa melhorar a produtividade. Isso basta para que se faça este contrato".
A cerimónia de assinatura do contrato de investimento decorreu nas instalações do Complexo Industrial de Cacia, no concelho de Aveiro, e o investimento a realizar potenciará um aumento de cerca de 20% da capacidade produtiva desta unidade industrial, fazendo crescer a capacidade de produção de pasta de eucalipto desta unidade fabril de 294 para 353 mil toneladas ao ano.
“Este crescimento da produção traduzir-se-á num aumento proporcional do volume de madeira necessário para o abastecimento da fábrica, o que terá efeito no aumento das compras de bens e serviços, induzindo desta forma a criação de cerca de 290 novos postos de trabalho indiretos no sector florestal, bem como nas áreas da logística portuária e rodoviária, isto para além dos 10 novos postos de trabalho especializados que se juntarão aos atuais 181 colaboradores da empresa”, salienta a unidade industrial.
Com o projecto de expansão da unidade industrial de Cacia, a capacidade instalada de produção de energia renovável vai aumentar cerca de 9% para 336,7 MW.
Recorde-se que, para além de produzir e comercializar pasta branca de eucalipto para mercado e para outras unidades do grupo Portucel Soporcel, a Fábrica de Cacia, produz também energia resultante de um processo de cogeração que utiliza como principal combustível a biomassa florestal, obtida a partir de resíduos do processo de produção de pasta.
Diário de Aveiro |