O CIEMar acolhe esta segunda-feira uma sessão de esclarecimento sobre o “Sobreendividamento das Famílias”. Aborda um tema que é “fenómeno crescente” na sociedade portuguesa. A autarquia diz que a sessão aposta numa intervenção “preventiva”, apresentando formas de “combate e soluções para o problema”.
Participam representantes da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), do Banco de Portugal e do Gabinete Extrajudicial de Apoio ao Consumidor Endividado da Universidade de Aveiro.
O tema está na agenda do dia uma vez que foi divulgado que no final de março havia 150 mil famílias com um crédito para a casa vencido. Dados que se aproximam do máximo de incumprimento registado durante a crise, em junho de 2012. Diariamente há 80 portugueses a atrasar o pagamento de prestações. Número que sobe para 153 quando se fala de todo o tipo de créditos.
A sessão desta tarde procura “informar e sensibilizar” os cidadãos para diversos problemas do quotidiano, assim como a importância da gestão financeira familiar, esclarecendo e apoiando-os na decisão de escolha dos produtos e serviços existentes no mercado, prevenindo conflitos de consumo e resolvendo questões práticas.
Os trabalhos arrancam às 14h30. Diário de Aveiro |