GAFANHA DA NAZARÉ: ALUNOS DA UNIDADE DE APOIO ESPECIALIZADO VISITARAM RÁDIO COM OLHOS POSTOS EM FORMAÇÃO QUE PROMOVE A AUTONOMIA.

Alunos da Unidade de Apoio Especializado para a Educação de alunos com Multideficiência da escola secundária José Estevão visitaram a Terra Nova como forma de reconhecer o mundo da rádio no final do ano de arranque da UAEM da Escola Secundária José Estêvão.

Esta resposta educativa visa satisfazer as necessidades básicas dos alunos com multideficiência e com surdocegueira congénita, pelo que a aposta passou por criar condições para interagirem com os outros e envolverem-se ativamente nessas interações, garantindo e promovendo oportunidades de aprendizagem reais e significativas. Aprendizagem centradas em experiências da vida real, apostando na comunicação como uma área a desenvolver em todas as actividades.

Segundo testemunhos deixados pelas técnicas no rescaldo da visita, a equipa procura “privilegiar o ensino individualizado e estruturar os ambientes de aprendizagem de modo a responderem às necessidades específicas dos alunos e organizar os contextos educativos de forma a envolver estes alunos nas atividades para que possam participar ativamente na aprendizagem e sentirem-se aceites no grupo de pares”.

Envolver a família, os órgãos de gestão da escola, os docentes de educação especial, os docentes do grupo turma e outros técnicos especializados, nomeadamente terapeuta ocupacional e terapeuta da fala foram passos dados ao longo do ano com os 4 jovens que frequentam a unidade. São jovens entre os 16 e 18 anos de idade que beneficiam da medida educativa “Currículo Específico Individual (CEI)” que integra a Área Académica Funcional (Português e Matemática Funcional, Conhecimento do Mundo/Cidadania, Comunicação), Atividades da Vida Diária (AVD) e Independência pessoal; Expressão Plástica/Motricidade Fina; Boccia; Natação e Educação Física.

Os alunos têm apoio semanal nas valências da Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. São trabalhadas as competências funcionais e comunicativas de forma a promover a sua autonomia na vida diária, bem como as competências profissionais necessárias à transição para a vida pós escolar tendo em vista a sua inclusão social.

“Nesse sentido pretende-se dotar a Unidade de meios tecnológicos e informáticos adequados ao perfil de funcionalidade dos alunos promovendo a sua comunicação e ainda munir o espaço de uma cozinha equipada onde os alunos poderão aprender a usar os eletrodomésticos, a cozinhar e aplicar as regras de segurança em casa”.

Ana Vieira e Leonor Conde acompanharam os alunos e destacaram a importância da experiência sensorial em ambientes de trabalho. “A Unidade a nível secundário iniciou este ano o seu funcionamento na José Estêvão. Tem quatro jovens. Temos outros em educação especial com outros professores e todos têm curriculum específico individual onde são trabalhadas competências funcionais de forma a aumentar a autonomia no dia a dia”.

No grupo, um dos jovens é apaixonado pela rádio e foi o promotor da vida desta semana. “O Guilherme foi o grande promotor deste projeto. Gosta muito de rádio. Tem comprometimento a nível motor mas tem grandes capacidades e gostava de trabalhar numa rádio. Saí surgiu a ideia de vir”.


Diário de Aveiro


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