Albergaria celebra o vigésimo aniversário da assinatura da Declaração de Salamanca, sobre os princípios, a política e as práticas na área da Educação Especial.
A autarquia agendou para esta quarta uma “Mesa Redonda”, às 17h30, na Biblioteca Municipal com a presença de representantes dos Serviços Regionais de Educação do Centro, da Consulta de Desenvolvimento do Hospital Infante D. Pedro, do Centro de Recursos TIC para a Inclusão (Agrupamento de Escolas de Eixo), dos dois Agrupamentos de Escolas do concelho (Albergaria e Branca), Encarregados de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais e representante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Esta Declaração constituiu “um marco no atendimento às crianças e jovens portadores de deficiência ou incapacidade” e foi assinada por perto de uma centena de Estados e vinte e cinco Organizações, “tendo como impacto, ao nível da Educação, a adoção de medidas de carácter geral que determinaram a abertura do sistema regular de ensino a esta população”.
A inclusão passou a ter enquadramento internacional, obrigando os estados e organizações signatárias, a passarem à prática muitos pressupostos teóricos decorrentes de anos de investigação. “Posteriormente a Conferência de Dakar, projeta até 2015 o acesso de todas as crianças com deficiência a um ensino básico de qualidade”. Diário de Aveiro |