O melhor da investigação da Universidade de Aveiro está em exposição no Research Day. Laboratórios associados e centros de investigação mostram resultados, através de palestras, pósteres e protótipos. Ciências, engenharias, artes e humanidades são as áreas representadas.
Nesta quarta edição, os oradores convidados são Núria Galles, vice-presidente do European Research Council, e Jürgen Rödel, vice-presidente para a investigação da Universidade Técnica de Darmstadt. José Fernando Mendes, vice-reitor para a área da investigação e escola doutoral, assumiu numa comunicação interna que o desafio é publicar com impacto. Mesmo que se note uma quebra nos projetos, importante é que sejam diferenciadores e de excelência.
“É um encontro interno e na qualidade de vice reitor tenho que incentivar a fazer melhor. Limitei-me a mostrar os resultados dos últimos anos. As pessoas têm que apostar no que faz a diferença, investigação de alta qualidade. É preferível publicar menos e com mais qualidade. É essa que vai ter impacto internacional”.
O programa da edição de 2014 inclui 12 palestras, correspondendo a um projeto selecionado por cada uma das unidades de investigação. Para além das palestras, expõem-se quase 200 pósteres na zona subterrânea em frente do edifício da Reitoria. Há, ainda, protótipos em exposição.
José Fernando Mendes fala ainda das dificuldades para conseguir financiamento. Numa sessão marcada pela presença da vice-presidente do European Research Council, o vice reitor falou da importância do próximo quadro comunitário de apoio notando que em fase de transição regista um abrandamento no número de projetos.
“Também fomos afetados por isso na transição de quadros e as pessoas tiveram menos possibilidades de ir à procura de fundos. O financiamento é uma preocupação. Quisemos trazer alguém que representa uma universidade técnica e incentivar as pessoas a concorrer à excelência da Europa. Não é fácil porque a taxa de sucesso é de 12%”.
Um software de comunicação entre veículos e entre estes e a rede viária, que permite prevenir riscos rodoviários e a deteção automática de acidentes, facilmente reconfigurável, é apresentado como protótipo no Research Day da Universidade de Aveiro.
Para além, deste software de prevenção de acidentes, desenvolvido no IT-Aveiro (por João Almeida, Bruno Fernandes, Cristóvão Cruz, Vítor Gomes, Joaquim Ferreira, Arnaldo Oliveira, João Matos), designado IT2S, será ainda possível ver como funciona uma câmara térmica de infravermelhos com ligação a microscópio que tira "fotografias térmicas de pessoas", que será usada pelo Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, laboratório associado da UA, em investigações futuras.
Entre outros protótipos resultantes de trabalhos de investigação recentes, mostra-se ainda a plataforma Buçaco Digital, desenvolvida pelo Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC/Media), em parceria com a Fundação Mata do Buçaco, o Laboratório Sapo da UA e a Fundação PT, para promover e participar na reflorestação da Mata. Ainda no âmbito do CETAC/Media vai também expôr-se o protótipo SoundVision, desenvolvido por alunos do Mestrado em Comunicação Multimédia da UA, com coordenação de Pedro Beça e Mário Vairinhos, que permite a deteção de som e voz, a tradução digital e a visualização dos dados, na forma escrita.
Vai ainda ser possível ver o Courseware SeRe, para sensibilização da população escolar para o uso sustentável dos recursos naturais, desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). O Coursware SeRe tem vindo a ser apresentado nas escolas do país numa parceria com a BP.
O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), laboratório associado da UA, mostra a série de documentários “Biodiversidade no Hipermercado” que tem vindo a ser transmitida pela SIC Notícias, para além de tecnologias habitualmente usadas pelos biólogos da UA em estudos de fauna.
Durante um dia inteiro dedicado à Ciência, laboratórios associados e centros de investigação mostram resultados, através de palestras, pósteres e protótipos, em três áreas: ciências, engenharias e artes e humanidades. Diário de Aveiro |