GAFANHA DA ENCARNAÇÃO: CERCA DE 400 ESCUTEIROS DO CONCELHO DE ÍLHAVO REUNIDOS EM ACAMPAMENTO CONCELHIO.

Um total de cerca de 400 escuteiros encerra esta tarde o acampamento municipal no parque de jogos da Gafanha da Encarnação na sexta edição desta iniciativa que permite maior proximidade entre crianças, jovens e responsáveis do movimento escutista. Para o chefe António Lau este encontro tem vindo a ser aprofundado e realça as vantagens dessa ligação mais estreita.

“Há seis anos quando começámos com este acampamento não tivemos os seis por motivo de calendário. Agora, com as datas pré-definidas, todos reservam a data. A relação entre agrupamentos e dirigentes tem vindo a crescer. Os escuteiros conhecem-se das escolas mas os responsáveis nem tanto. Agora trabalhamos mais de perto para objectivos comuns”.

Com actividades centradas na freguesia que acolheu a iniciativa mas com acções um pouco por todo o concelho, os escuteiros assumem que as actividades ajustam-se ao local de realização. “Tivemos cerca de 400 participantes a exemplo do ano passado. São 6 agrupamentos do concelho. Esta manhã separamos por secções em actividades e como estamos hospedados na Gafanha da Encarnação este é o local onde há mais actividades”.

Tendo por base a educação ambiental, os temas ligados ao ambiente merecem destaque, tendo o acampamento recebido, ontem, sábado, a visita do vereador que tutela a área na Câmara de Ílhavo (Marcos Ré). “Este ano temos tema duplo: agricultura familiar e o segundo que é o combate ao desperdício alimentar. As contas são feitas na medida certa para não sobrar. Temos sempre preocupações. Temos um ecoponto aqui no campo do Nege. Queremos realçar esta necessidade de separar o lixo”.

A Missa nocturna, de ontem, foi celebrada pelo Padre Francisco Melo e outros auxiliares das paróquias locais e na agenda está agora um acampamento regional que deverá acontecer em Agosto na Torreira com mais de dois mil escuteiros envolvidos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt