ÍLHAVO: FESTIVAL RÁDIO FANECA ANIMA O CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE.

A Rádio Faneca volta a emitir no festival com o mesmo nome nos dias 6, 7 e 8 de Junho no Centro Histórico e no Jardim Henriqueta Maia. Emissão em 103.9 com a participação da comunidade em processos artísticos numa programação que cruza artes performativas, visuais e a música. Os ensaios continuam a marcar o dia a dia de cidadãos envolvidos nos diferentes momentos.

José Pina, diretor do CCI, destaca esse envolvimento da população. “Sssenta numa relação muito direta entre a estrutura do festival e a comunidade dos becos e vielas. Desafiámos a comunidade a ser co-produtora e a serem interpretes”.

Ana Madureira, responsável pelo projeto “Pé na Terra Cabeça no Mar”, desenvolveu jogos que permitem a interação entre os participantes numa descoberta pelos valores ancestrais em particular a ligação ao mar.

"Apresenta-se um programa feito de percursos e descobertas pelo Centro Histórico desta cidade onde, em família, entre amigos ou sozinho, os públicos poderão explorar e conhecer as histórias, as vivências e a malha urbana única deste lugar”.

João Manuel Cruz Oliveira, morador na zona histórica, está a repetir a presença no festival abrindo as portas de casa para a interação com vizinhos e visitantes.

“Vamos reunir muita gente num jantar diferente. Estive noutra edição e achei interessante. Fizemos o encontro no largo”.

O programa estende-se do Jardim Henriqueta Maia aos becos, vielas e ruas do Centro Histórico, onde músicos, artistas e performers atuarão em palcos comuns e outros inusitados. A Orquestra da Bida Airada promete ser um dos pontos altos do Festival com uma orquestração que está a ser ensaiada.

O festival Rádio Faneca anima o Centro Histórico da cidade de Ílhavo e a autarquia investe 50 mil euros neste projeto mas as figuras são os cidadãos que ontem fizeram o reconhecimento dos trajetos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt