Uma técnica chilena está em Portugal para dar formações sobre colheita de pequenos frutos e Sever do Vouga entra no roteiro de formações em gestão e preparação da colheita e em Controlo de qualidade e conservação pós-colheita.
No âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos, vão decorrer nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio duas formações relacionadas com a colheita de pequenos frutos, em especial do mirtilo, cuja formadora será a chilena Júlia Pinto, técnica do Comité de Arándanos do Chile.
A segunda formação vai decorrer dia 29 de maio em Vila Verde e dia 31 em Sever do Vouga e será sobre técnicas de controlo de qualidade e conservação pós-colheita.
Ação destinada a técnicos e funcionários de entrepostos para abordar temas como normas de qualidade; controlo do transporte até ao entreposto; superfícies de embalamento; amostragem para controlo de qualidade; acondicionamento do fruto; e gestão do sistema de frio e conservação.
Júlia Pinto é a técnica responsável pelo controlo de qualidade e assistência técnica do Comité de Arándanos do Chile, país líder mundial no controlo de qualidade e conservação do mirtilo, uma vez que o seu fruto leva entre 30 a 56 dias a chegar ao consumidor final. Diário de Aveiro |