BOMBEIROS TREINAM COMBATE A FOGOS EM DIA DE ANIVERSÁRIO

Os Bombeiros de Ovar comemoraram, ontem, o seu 118.º aniversário e escolheram assinalar esta data com um exercício em grande escala. Afinal, “só a trabalhar é que se consegue melhorar”, entende o comandante da corporação.
A Zona Industrial, rodeada de floresta, e, por isso, considerada uma das áreas críticos do concelho, foi o cenário escolhido para os meios treinarem a capacidade de resposta no combate aos fogos florestais. E, segundo o responsável, o balanço “foi muito positivo”.
O simulacro, que teve início cerca das 17.30 horas e terminou já perto das 20 horas, contou com um apoio das corporações de Esmoriz e Santa Maria da Feira e ainda da Protecção Civil Municipal e Distrital e PSP. No total, estiveram envolvidos quase 60 bombeiros e cerca de 20 veículos.
O objectivo deste exercício, no qual foi simulado um fogo descontrolado, com projecções a ameaçar várias empresas, foi realizar um exercício mais alargado, numa altura em que se avizinham os grandes incêndios florestais. “Só com muito treino e preparação conseguimos que, depois, nos teatros de operações, as coisas sejam mais facilitadas”, afirmou o comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Ovar, António Borges, em declarações ao Diário de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt