MURTOSA: FUNDAÇÃO SOLHEIRO MADUREIRA CELEBRA DIA DOS MUSEUS COM INICIATIVA QUE LIGA ASSOCIAÇÕES DE ESTARREJA E MURTOSA.

A Murtosa celebrou o Dia Internacional dos Museus com um concerto do Coro de Santa Maria da Murtosa e do Grupo Coral da Associação Cultural de Salreu. Ação organizada pela Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira no Salão Nobre dos Paços do Município da Murtosa. A Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira está sob a alçada da Fundação Solheiro Madureira, que foi instituída pela vontade de António Madureira.

Sendo natural de Silves, fixou residência em Estarreja em 1936, quando foi nomeado Veterinário Municipal de Estarreja e Murtosa. Nestes dois concelhos se manteve por várias décadas, acumulando a atividade de veterinário com os cargos de consultor da Nestlé e da fábrica de chocolates Favorita.

A fundação é um legado de gratidão de António Madureira aos Concelhos de Estarreja e da Murtosa, que administram, em conjunto, a instituição. A Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira situa-se em Estarreja e funciona num edifício concebido no final da década de 40 do século XX para residência do casal Madureira que, após a morte de D. Marieta, o marido adaptou o edifício a casa-museu, transformando-o num “hino ao amor”.

“Ao juntar, nas comemorações, o Coro de Santa Maria da Murtosa e o Grupo Coral da Associação Cultural de Salreu, a Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira celebrou, de forma simbólica, o cariz intermunicipal da Fundação, na prossecução do espírito que esteve por detrás da sua criação”, explica a autarquia da Murtosa.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt