As Universidades de Aveiro, de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa estão entre as melhores na ligação às empresas, empregabilidade e transferência de conhecimento num ranking divulgado pela Comissão Europeia e que permite aos alunos fazer comparações diretas entre 850 universidades do mundo em mais de 30 critérios.
Conseguem cinco excelentes (Nota A) em 11 critérios. Com quatro excelentes (A) surgem a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Coimbra. As universidades de Coimbra, Minho e Évora obtêm a classificação máxima em apenas três critérios. A Universidade do Algarve e o Politécnico de Lisboa conseguem dois A.
No quadro que analisa o 'ranking' das instituições com melhor ligação ao meio empresarial surge no topo da lista a holandesa Erasmus U Rotterdam com nove ‘A'. Com oito excelentes (A) segue-se o Politécnico de Milão, a Universidade de Liverpool a Universidade Humboldt de Berlim.
As universidades da Coreia e Japão as que conseguem classificação máxima em todos os critérios avaliados o que confirma a ascensão do ensino superior asiático. Diário de Aveiro |