AVEIRO: UA APRESENTA PLATAFORMA DAS COMUNIDADES INTELIGENTES.

A Universidade de Aveiro dá a conhecer esta sexta-feira a Plataforma das Comunidades Inteligentes numa procura de parcerias para cidades mais sustentáveis.

A interligação de múltiplos centros e diferentes atores, em termos geográficos e temáticos, numa estratégia de aplicação das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica como veículo para informar políticas de desenvolvimento regional, está na base da criação da Plataforma Tecnológica Comunidades Inteligentes/Connected Communities.

A Plataforma vai ser apresentada no âmbito do UA Innovation Clubbing, esta sexta, a partir das 17h00, na Sala de Atos Académicos do Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro.

A iniciativa está integrada no projeto Aveiro Empreendedor e é realizada em colaboração com o Parque de Ciência e Inovação (Creative Science Park - Aveiro Region).

A PTCI irá progressivamente estabelecendo relações privilegiadas com entidades externas e terá como principais áreas de intervenção a Competitividade inteligente,Smart mobility, Ambiente e Recursos Naturais; Smart living e estratégias politicas, eficiência, transparência e participação comunitária nos processos de decisão.

A PTCI inclui as várias valências da Universidade de Aveiro em Políticas Públicas, TICE e Energia que estão distribuídas por vários Laboratórios Associados, Unidades de Investigação, Departamentos, Escolas e outras Unidades de Interface da Universidade de Aveiro.

A coordenação é assegurada, nesta fase inicial, por Rui Aguiar, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e investigador do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, Gonçalo Paiva Dias, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e Filipe Teles, Pró-Reitor e professor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt