Anadia
Lions Clube promove “Eu sou vigilante da floresta”
Sem floresta não há vida, uma campanha ecológica
A palavra ecologia tem um significado exacto: É a ciência que estuda a relação existente entre os organismos vivos e o ambiente.
É uma palavra que hoje se usa habitualmente em praticamente todo o mundo, pois se tornou compreensão universal que nenhuma região está imune aos trágicos efeitos das modernas tecnologias e da praga poluidora que nos ataca.
Os pesticidas, as emanações gazosas, as experiências de explosões nucleares, a produção de resíduos perigosos não recicláveis e os incêndios, muitas vezes de origem criminosa, são os perigos de que é preciso defendermo-nos.
Não podemos esquecer o oxigénio, gás vital para todo o planeta, que é produzido na percentagem de 30% pelas plantas, enquanto os restantes 70% provêm de plantas aquáticas que vivem nos oceanos.
Daí que quantas mais plantas se destroem nos campos e nas florestas, menos oxigénio é produzido e mais dependentes ficamos dos organismos aquáticos para respirar. Em resumo, podemos dizer que estamos a destruir as nossas fontes de oxigénio e legaremos aos vindouros um planeta sem hipóteses de sobrevivência, se não formos capazes de inverter rapidamente o ciclo infernal da poluição na terra e no mar.
É por isso que os Lions do distrito 115 Centro/Norte lançaram, há já 16 anos, a campanha ecológica “Eu sou vigilante da floresta”, dirigida aos jovens alunos do 4º ano do ensino básico.
Não temos, nós Lions, Professores e Bombeiros, a veleidade de resolver com esta acção os problemas mundiais da poluição e da prevenção, mas, a nosso modo, queremos contribuir para o esclarecimento dos jovens, para a sua educação cívica e sensibilização para a preservação ambiental, nomeadamente no que respeita à floresta e às águas dos rios e ribeiros da nossa terra.
Sabemos que não estamos sós neste tipo de acção e estamos convictos de que, à escala internacional, serão encontrados meios que dêem garantias e incentivos para que em todos os país sejam promovidas acções de defesa ecológica.
O Lions Clube da Bairrada, como é óbvio, aderiu também à campanha e, assim, depois da preparação adequada dos meios necessários, desenvolveram-se durante quatro tardes as acções locais em que estiveram envolvidos 220 jovens alunos do 4º ano de todas as escolas do ensino básico do município de Anadia que aderiram a esta acção.
Visitas ao quartel dos bombeiros, com lições de prevenção e o contacto com material de combate a incêndios, visitas à zona florestal do município em contacto com a natureza, e no final, a merenda conjunta, preparada como é habitual pelas senhoras Lions, e ficou cumprido o programa estabelecido, este ano, com uma inovação simples, mas bem interessante, sugerida pelo comandante dos bombeiros, de os pequenos vigilantes da floresta fazerem a entrega de desdobráveis sobre a prevenção florestal em algumas ruas da vila de Anadia.
Os “Vigilantes da Floresta” que manifestaram esse desejo, com disponibilidade dos seus professores, estarão em Oliveira de Azeméis, no próximo dia 25 de Maio, para a grande festa de encerramento, onde se encontraram alguns milhares de crianças, familiares, professores, bombeiros e Lions. Não podemos terminar este apontamento sobre a acção ecológica “eu sou vigilante da floresta”, sem agradecer os apoios recebidos:
Aos dirigentes dos agrupamento escolares 1 e 2 de Anadia; às senhoras, professoras, aos bombeiros voluntários na pessoa do seu comandante prof. João José Dias Coimbra; às empresas de padaria e pastelaria que generosamente ofereceram pão e bolos para as merendas; e à Câmara Municipal de Anadia, que disponibiliza os transportes para as acções locais e para o festival de encerramento, o nosso imenso “bem hajam” por ajudarem os Lions em mais uma acção de serviço a favor da comunidade.
L. V.
(8 Mai / 16:44)
Diário de Aveiro |
|
|
|