ÁGUEDA: ALUNOS DO IDL EM ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA.

Alunos do Instituto Duarte Lemos, da Trofa, Águeda, realizaram encontro Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na Casa Diocesana de Albergaria. Participaram para 45 alunos dos 8º e 9ºs anos. Desta vez, o tema que deu vida ao fim-de-semana foi “The village” (a aldeia). A história fictícia de uma aldeia, fundada em tempos por um tal de «Wikilaubadas».

Nos últimos anos o número de habitantes foi reduzindo até sobrarem apenas alguns peculiares habitantes, que se viram obrigados a acumular várias funções na vida da Aldeia.

Os habitantes abriram uma carta antiga do Wikilaubadas que exigia que fossem convocados todos os descendentes dos antigos habitantes para um reencontro de três dias na aldeia.

O objetivo passava por encontrar um tesouro. Os convidados – descendentes vivos das tribos – deveriam participar da vida da aldeia e encontrar o tal Tesouro.

Os novos habitantes encontraram um baú quase vazio, apenas com uma carta deixada pelo Wikilaubadas a explicar que, afinal, não havia tesouro nenhum, pois, o verdadeiro tesouro já tinha sido entregue: o reencontro entre os velhos habitantes, na velha Aldeia, para partilhar e reencontrar valores que se perderam longe da vida na Aldeia.

“Tratou-se, à semelhança dos anos anteriores, de mais uma atividade profundamente marcante para todos os professores, alunos e pais envolvidos, pois associou momentos de lazer e convívio com uma profunda reflexão sobre valores e princípios que a todos devem unir”, revelou a Escola.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt