No dia 12 de Maio, Feriado Municipal, prestam-se honras à Padroeira da cidade de Aveiro, Santa Joana. A Princesa que cedo descobriu a atracção pela vida religiosa e que contra a vontade da corte portuguesa entrou para um convento, escolheu Aveiro para se recolher. Foi no Convento de Jesus que angariou a atenção de todos, especialmente dos pobres e foi admirada pelas suas qualidades: a humildade, caridade e elevada fé. Aqui morreu, foi sepultada e santificada.
Muitos séculos depois, a cada 12 de Maio, os aveirenses continuam a prestar homenagem a Santa Joana, saindo à rua para assistir à Procissão e participando nos eventos religiosos a ela dedicados.
Ontem, pelas 15 horas, o tocar dos sinos, associado à música filarmónica e ao odor do incenso, anunciou o momento mais solene das comemorações do Feriado Municipal. Os passeios do trajecto definido encheu-se de fiéis, ou meros curiosos, para assistir ao passar da Procissão, com uma natural expectativa por ver o altar de Santa Joana. “Que linda vai a Nossa Santa Joana”, ouvia-se entre as pessoas, com terços a pender das mãos e devoção estampada nos rostos.
Diário de Aveiro |