A participar pela primeira vez nas Escolíadas, a Escola Profissional de Carvalhais (São Pedro do Sul) conseguiu vencer a 1ª sessão do Pólo III de Viseu, da 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. O estabelecimento de ensino convidou o Multiusos de Viseu a fazer uma “Viagem”.
Numa desconstrução do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, os alunos de Carvalhais tentaram “viajar pelo humor e pelos atuais dias de Portugal”, como contou a professora Maria Monraia.
Uma viagem que fez com que Henrique Machado, da AFTA (Associação do Fomento do Teatro Amador), considerasse o texto, a encenação e o espaço cénico muito bem trabalhados. “Processo de análise e crítica social que continua intemporal e é sempre um tema muito rico”, acrescentou.
“Uma noite fantástica de cultura e entretenimento”, segundo o júri, que proporcionou 268 pontos à Escola de Carvalhais, 254 a Canas de Senhorim e 251 a Mortágua. Depois das duas sessões de provas no Multiusos de Viseu este fim-de-semana, as três melhores escolas disputarão a final deste Pólo, no mesmo espaço, no próximo sábado 17 de maio. Diário de Aveiro |