As regiões do Centro (Portugal) e das Astúrias (Espanha) vão integrar a Macro Região do Sudoeste Europeu (RESOE) no decurso de uma sessão na Casa de Serralves, amanhã, sexta-feira, 9 de maio, a partir das 11h00.
Na cerimónia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Principado das Astúrias assinarão o Memorando de Entendimento com as Juntas da Galiza e de Castilla y León e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que constituem o núcleo fundador da macro região criada em setembro de 2010.
Com a integração destas duas regiões, a RESOE passa a abranger um território de 183 mil quilómetros quadrados com uma população residente de mais de 12 milhões de pessoas.
“Em termos globais, a RESOE visa o reforço da aliança político-institucional entre as regiões, a agregação de interesses e recursos partilhados, o aumento do poder negocial junto das instituições europeias face ao próximo período de programação e o alargamento das oportunidades em favor das pessoas e dos territórios”. Diário de Aveiro |