ESTARREJA: AUTARQUIA SATISFEITA COM ADESÃO A SESSÃO SOBRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

Avanca deu o pontapé de saída ao ciclo de Assembleias Participativas promovidas pela Câmara Municipal de Estarreja no âmbito do Orçamento Participativo Municipal. A autarquia quer ouvir as ideias dos seus munícipes e disponibiliza uma verba global de 100 mil euros para a concretização dos melhores projetos que serão votados pelos estarrejenses. As propostas candidatas podem ser apresentadas até ao final de junho.

A adesão popular em Avanca motivou a satisfação do presidente da Câmara de Estarreja. A plateia constituída por cerca de 5 dezenas de cidadãos apresentou “muitas ideias, falou-se de uma transversalidade de matérias e assuntos de âmbito de freguesia e concelhio”, tendo-se evidenciado “propostas muito pertinentes e que fazem parte do espírito do OPM”, salientou o edil estando convencido que “vamos plantando algumas sementes com as ideias que se vão lançando”.

Na Vila de Avanca, Estarreja viveu um momento de democracia participativa onde a “proximidade à população é total”, permitindo que o munícipe tenha voz ativa na vida do seu município. “Um cidadão de qualquer freguesia pode ver materializada na sua terra uma ideia que sempre teve”, sublinha Diamantino Sabina convidando os estarrejenses a participar com as suas propostas.

José Borges, Presidente da Junta de Freguesia de Avanca, também confessou satisfação. Num contexto de algum desinteresse dos cidadãos pela política, “este será o primeiro passo” para combater essa tendência. “Estou convencido que com estas iniciativas vamos conseguir”, afirmou José Borges.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt