Começam esta semana as Assembleias Participativas de recolha de ideias, no âmbito do processo do Orçamento Participativo Municipal de Estarreja para 2014-2015. As primeiras sessões decorrem em Avanca (hoje) e Beduído (amanhã), às 21h30, nas sedes das Juntas de Freguesia.
A Autarquia tem 100 mil euros reservados para projetos. O valor máximo de cada proposta será de 10 mil euros para projetos de âmbito de freguesia e de 50 mil euros para projetos de âmbito de municipal.
Qualquer cidadão estarrejense maior de 18 anos e recenseado no concelho pode submeter a análise a sua ideia para Estarreja, seja ao nível de freguesia ou com uma dimensão concelhia, sendo a participação em nome individual. A apresentação de propostas de investimento decorre durante os meses de maio e junho, através das Assembleias Participativas e da página na internet opm.cm-estarreja.pt.
As sessões realizam-se nas 7 freguesias originais do concelho, havendo espaço de debate e apresentação de propostas, para além da oportunidade que os Munícipes têm de conversar com os responsáveis máximos do poder municipal.
Segue-se a análise técnica por uma comissão municipal constituída para o efeito que avaliará as condições de elegibilidade e posterior adaptação a projeto.
Em setembro, o público votará nas suas propostas preferidas, decorrendo o processo de votação num dos canais de participação acessível através da internet ou presencialmente nas sedes das Juntas de Freguesia. A apresentação pública dos resultados está prevista para outubro. Diário de Aveiro |