A informação foi dada na passada semana, na apresentação onde a escola projectou o futuro, com o propósito de credibilizar o ensino profissional, anunciando a oferta formativa para 2014/2015: Mecatrónica, Gestão de Equipamentos Informáticos, Auxiliar de Saúde e Restaurante-Bar são os cursos de Nível IV (equivalência ao 12.º ano) que Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), da Mealhada, irá ter.
“Depois de um contacto directo com um conjunto de empresas nossas parceiras, estamos em condições de apresentar a proposta formativa que o mercado nos solicita”, afirmou Nuno Castela Canilho, director da escola profissional da Mealhada. “Para além dos cursos de equivalência ao 12.º ano, teremos, ainda, um curso vocacional de Nível III, de equivalência ao 9.º ano, na área da Informática, Automação e Desenho”, prosseguiu.
“O curso de Mecatrónica foi um pedido directo de algumas empresas do concelho e da região, que afirmam carecer deste tipo de técnicos. Por outro lado, apostaremos na Gestão de Equipamentos Informáticos, identificada há poucos dias, na revista Visão, como uma das 30 profissões de futuro. A realidade e a projecção demográfica portuguesa nas próximas décadas, alicerçada no crescente número de infra-estruturas de apoio aos idosos a serem construídas na região e o facto de estarmos a poucos metros de um Hospital de grande qualidade, como é o Hospital da Misericórdia da Mealhada, leva-nos a apostar no curso de Auxiliar de Saúde. A realidade regional e a necessidade de formação dos colaboradores dos restaurantes impele-nos a abrir o curso de Restaurante-Bar”, justificou Nuno Canilho.
Diário de Aveiro |