A Escola Secundária de Esgueira conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Pólo de Aveiro das Escolíadas Glicínias Plaza, arrecadando um total de 315 pontos. Com menos oito pontos, no segundo lugar do pódio ficou a Escola Secundária da Mealhada e, em terceiro lugar, com 303 pontos ficou a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro).
As três escolas foram apoiadas ao longo de toda a sessão por claques organizadas e coreografadas, mas também pelo público que encheu o Centro Cultural de Ílhavo, para assistir à final do Pólo de Aveiro, da 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza.
Carlos Fragateiro, da Universidade de Aveiro, e membro do júri, considerou que o ambiente desta sala de espectáculos esteve “a escaldar”, com as três melhore escolas deste segundo Pólo a receberem merecidos elogios nas suas diversas prestações.
Paula Correia, da Degeste (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares) refere que “o talento é visível no projeto Escolíadas”, considerando que este projeto permite mostrar “uma outra realidade das escolas, muitas vezes esquecida”. Também da Degeste, Ana Paula Macedo, sublinhou que as escolas finalistas “divertiram, encantaram e contagiaram com a alegria e o talento”.
A Escola Secundária de Esgueira junta-se agora à Escola Secundária Avelar Brotero na Finalíssima da 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza, que irá decorrer no dia 24 de maio, no CAE (Centro de Artes e Espetáculos) da Figueira da Foz. A estes dois estabelecimentos de ensino irá ainda juntar-se a escola vencedora do Pólo de Viseu, que começará já na próxima sexta-feira, dia 9 de maio.
Este ano, em jeito de comemoração dos 25 anos das Escolíadas irá ser realizado, pela primeira vez, um desfile de claques no Glicínias Plaza, em Aveiro. Neste momento, existem já dez claques inscritas, o que permite avançar que serão já mais de 400 os jovens que irão estar presentes neste encontro.
A 7 de junho, na Quinta dos Três Pinheiros irá haver ainda uma Gala de entrega de prémios. Diário de Aveiro |