Visto da Bancada
De novo tudo embrulhado
Manuel Zappa
zappa@jb.pt
Um golo em período de descontos garantiu ao Alba um preciosa vitória sobre o segundo classificado, o Pampilhosa, que assim viu os seus mais directos adversários (entre eles os albergarienses) voltarem a aproximar-se perigosamente do lugar que é ocupado actualmente pelos ferroviários.
O Mealhada com este resultado e mercê da sua vitória sobre a LAAC é também um dos opositores que volta a acreditar na subida, mas, por enquanto, a vantagem, de três pontos, é do Pampilhosa.
O Mourisquense, com a derrota caseira sobre o Rio Meão, trocou de posição com o seu adversário, ficando mais longe dos lugares cimeiros.
Nas contas pelas descida de divisão, onde já não entra o Bustos, que deu forte réplica ao Pessegueirense, apesar da derrota, ficaram mais difíceis para o Fermentelos, que voltou a baquear no reduto do Bustelo, sendo agora o penúltimo da geral.
Melhor esteve o Oiã que, em casa, não desperdiçou a oportunidade para despachar o Soutense e continuando com o caminho todo aberto, rumo à manutenção.
Na próxima jornada, as atenções estão viradas para Aguada de Cima, onde a LAAC recebe o Alba, agora com novo fôlego para atacar o segundo lugar. Os aguadas estão apenas a um ponto de distância do seu opositor e tudo irão fazer para esquecer as duas últimas derrotas. Um jogo de tripla.
Tarefa mais facilitada terá o Pampilhosa na recepção ao Bustos, enquanto o Mealhada viaja até Souto da Feira para defrontar um Soutense que, de quando em vez, costuma pregar umas partidas aos mais credenciados, apesar da sua situação periclitante na tabela.
O Oiã em Rio Meão também não terá tarefa fácil, com os locais ainda que remotamente a sonharem com a ansiada subida, tendo ainda contra si o facto de terem jogado a meio (1 de Maio) da semana, com o Pessegueirense, em jogo a contar para as meia finais da Taça do Distrito.
Quem precisa de ganhar é o Fermentelos. Joga em casa com o Canedo e só a vitória lhe garante continuar a sonhar pela sobrevivência no escalão máximo do futebol distrital aveirense.
II DIVISÃO
Nesta divisão e com tudo decidido, relativamente às subidas, dois dos três primeiros – Aguinense e Calvão - marcaram sete golos, com a particularidade do líder, Aguinense, ter jogado fora, na Quinta do Gato, frente à FIDEC, enquanto os vaguenses despacharam em casa o Barcouço. Natural, dada a classificação do VN Monsarros, foi a vitória do NEGE, enquanto o Covão do Lobo confirmou de vez a quarta posição depois da goleada imposta no Luso.
Numa jornada fértil em golos, o Moitense também foi goleado em Paradela e em mais um jogo de aflitos, o Águas Boas não foi além de um empate caseiro sobre o penúltimo, Carqueijo.
A quatro jornadas do fim e com alguns jogos a servirem apenas para cumprir calendário, as atenções estão centralizadas no jogo Covão do Lobo-Calvão, pois trata-se de um jogo entre vizinhos e sempre de resultado imprevisível.
O NEGE não deve sentir problemas de maior para levar de vencida a Oliveirinha. Já o Aguinense recebe os seus vizinhos do Luso e, caso consigam a vitória, o título de campeão de série já não lhe fugirá.
Noutros pontos da classificação, o Moitense tem a chance de subir na tabela, caso consiga as armas do sucesso diante do Alquerubim.
Mais complicada é a missão do Águas Boas em Requeixo, com os canarinhos ávidos de pontos, o mesmo sucedendo com o VN Monsarros, no Barcouço, com o intuito de fugirem ao último lugar.
III DIVISÃO
Com o Antes de folga, o Famalicão recebeu e ganhou ao Mamarrosa, assumindo o primeiro lugar à entrada para a última jornada. Um resultado que permitiu aos anadienses a subida de divisão e agora vão lutar pelo título da zona Sul.
Quem acabou a sua prestação foi o Couvelha – folga na última jornada -, não conseguindo o seu principal objectivo, que passava por ganhar ao Vista Alegre – dividiram os pontos – e a assumpção do terceiro lugar.
Excepção à vitória do Recardães na Póvoa do Forno, a jornada salvou-se pelos triunfos caseiros, com o Mogofores a levar a melhor sobre o Amoreirense e a CRAC sobre o Samel.
Com tudo em aberto sobre quem será o vencedor da zona Sul, o Famalicão irá defender esse estatuto na Gafanha D’ Aquém, ao passo que o Antes, segundo, joga contra o Amoreirense, que tudo vai fazer para não ser o último, caso o Mamarrosa não pontue em casa diante do Casal Comba.
Nas contas do terceiro classificado, Vista Alegre e CRAC jogam entre si. Quem ganhar assegura o passaporte para outra divisão.
O Mogofores joga em Recardães com ambas as equipas a procurarem despedir-se da melhor maneira do campeonato. O mesmo acontece no Samel-Troviscalense, jogo em que os locais levam ligeira vantagem.
(30 Abr / 10:41)
Diário de Aveiro |
|
|
|