Vários municípios do país recebem a apresentação do Modelo Técnico para a produção de mirtilos ao ar livre nas regiões Norte e Centro de Portugal. Iniciativa no âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos. Trata-se de um documento elaborado no âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos com o objetivo de disponibilizar a todos os técnicos e produtores interessados um conjunto de orientações técnicas para a produção de mirtilo ao ar livre na região Norte e Centro do país.
O Modelo Técnico para a produção de mirtilos ao ar livre nas regiões Norte e Centro de Portugal já foi apresentado nos municípios de Resende, Braga e Vila Real. Marcadas estão já as datas para Viseu, esta sexta-feira; Vila Verde (10 de maio, 10h, na Sala de Atos da Biblioteca Municipal); Viana do Castelo (16 de maio, 14.30h, auditório da Biblioteca Municipal); e Guarda (23 de maio, 10.30h, auditório da Quinta da Maúnça).
Pretende-se ainda que o Modelo Técnico, elaborado pela Agim, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e discutido com técnicos da fileira, seja um guia que contenha as principais orientações técnicas do que deve ser adotado para a produção em solo do mirtilo em Portugal, nas zonas Norte e Centro. Diário de Aveiro |